Discografia

Discografia Oficial


1984 – “Bon Jovi”

Faixas:
Runaway
Roulette
She Don't Know Me
Shot Through The Heart
Love Lies
Breakout
Burning For Love
Come Back
Get Ready


Jon Bon Jovi recebe, em 1983, sua primeira proposta de gravação de um álbum, que foi realizada pela Pollygran, gravadora com qual a Banda mantém o vínculo até o momento, após vencer concurso  de novos em Nova York, com a música Runaway, que virou sucesso imediato. Jon conseguira o contrato pelo qual sonhara, porém necessitava agora de uma banda, e assim convocou antigos e novos conhecidos: David Bryan (Teclado) que conhecia desde os 16 anos, Alec Such (Baixo) e Tico Torres (Bateria) apresentados por David, e por último o guitarrista Richie Sambora, que ao ver apresentações da Banda, acreditou no sonho chamado Bon Jovi e quis fazer parte deste, convencendo o vocalista Jon Bon Jovi de seu potencial e completando o time.
O primeiro álbum foi lançado em abril de 1984, e além do single Runaway, incluiu hits como: She don`t Know me, Brekout e baladas como Love Lies. O álbum alcançou o  47° lugar nas paradas de sucesso americanas. A banda nesta fase excursionou ao lado de Bandas como Scoorpions e Kiss, que deram lhe a oportunidade de ser a banda de Aberturas destes consagrados grupos, e participou também do famoso festival “Super Rock” que aconteceu no Japão.

1985 – 7800 Fahrenheit


Faixas:
O In And Out Of Love
The Price Of Love
Only Lonely
King Of The Mountain
Silent Night
Tokyo Road
The Hardest Part Is The Night
Always Run To You
To The Fire
Secret Dreams
           
           
O segundo álbum da Bon Jovi é sempre muito debatido, pois por mais que tenha alcançado uma posição melhor que o anterior nas paradas americanas, 37° e tenha vendido mais que 400 mil cópias, é intensamente criticado pelos próprios integrantes da banda, principalmente pelo vocalista Jon Bon Jovi, que quando questionado não deixa de responder “Odeio este álbum”.
O julgamento de Jon se deve as complicações ocorridas na banda, e na vida pessoal da maioria dos integrantes durante a produção do trabalho, julgou o tempo de “3 semanas” curto para que saísse um trabalho adequado a qualidade da iniciante banda, além de terem sidos obrigados a modificar grande parte do trabalho já realizado, para que melhor concorressem com a atmosfera hard dominante na época, e para produção de tal imagem, Jon foi orientado pelos produtores a ter uma característica mais agressiva e condizente com o cenário, e com o intuito de amadurecerem a imagem de “anjo rebelde” do vocalista, e não perderem o público feminino já conquistado, Jon realizou permanente e luzes no cabelo.
Além de estafados com o processo de produção, a banda também passava por problemas econômicos por gastos com o novo trabalho, assim decidiram morar juntos num pequeno apartamento, onde dormiam no chão. Quanto ao sustento, eram auxiliados por John Bongiovi, pai do Jon, que cozinhava panela de macarronadas para os garotos.
Grandes problemas de relacionamentos interpessoais surgiram durante a produção do 7800 fahrenheit, como o divórcio de Tico Torres, devido a pouco tempo que tinha para passar ao lado de sua esposa Sharon e filho, da mesma forma Jon Bon Jovi passava por crise em seu namoro com Dorotéa Hurley (agora esposa), que não aceitava também as ausências  e vida de Rock Star do namorado. O namoro foi  interrompido 2 meses após o lançamento do segundo álbum.
Os problemas enfrentados por integrantes da banda na época, principalmente por Jon Bon Jovi, foram importantíssimos para as composições das letras do álbum, já que Jon já usava seu dom artístico para desabafar questões passionais que o assombravam, como o possível fim de namoro que estava expresso em letras como de Price of  Love, Only Lonely e Silent Night . Já Always run to You ,Hardest part is the night  e Tókio road completam o espirito  melancólico que rodeava os integrantes da banda naquela fase.
Embora os integrantes da Bon Jovi acreditassem não terem sido valorizados na época de divulgação do 7800° fahrenheit, vemos alguns pontos positivos conseguidos por ele: A Banda realizou sua primeira turnê sem dependerem do auxílio de outras e ainda foram convidados a participar do grandioso evento “Monsters of Rock” , agora em terras europeias.

Leia ainda: A baixa-temperatura-de-7800-fahrenheit

1986 –Slippery when wet


Faixas
Let It Rock
You Give Love A Bad Name
Livin' On A Prayer
Social Disease
Wanted Dead Or Alive
Raise Your Hands
Without Love
I'd Die For You
Never Say Goodbye
Wild In The Streets

Slippery When Wet é um dos mais considerados pelos fãs da Bon Jovi, principalmente por ter sido o responsável pela consagração da Bon Jovi no cenário Musical.
Seu lançamento ocorreu em Setembro de 1986, e Desmond Child, indicado por Gene Simmons da kiss, uniu-se com a dupla de compositores Richie Sambora e Jon Bon Jovi e juntos criaram grandes clássicos da história da Banda e da Música You give love a bad name, Livin on a prayer e Wanted dead or alive.
Muitas são as curiosidades referente a criação do álbum, uma delas é sobre a letra de You give love a bad name, que teria sido escrita para a atriz Diane Lane,  ex namorada de Jon Bon Jovi na época da turnê 7800 fahrenheit, e sobre a canção Livion a prayer que quase não foi lançada por não ter saído inicialmente ao gosto de Jon Bon Jovi e sobre o clássico Wanted dead or Alive, que ocorreu devido a uma súbita inspiração de Jon Bon Jovi após dias na estrada , acordando seu parceiro pela madrugada para juntos escreverem a canção sentados ao lado da máquina de lavar da mãe do Richie.
O álbum chegou a vendar 28 milhões de cópias  e é considerado pelos críticos como um dos melhores álbuns feitos na história do Rock, a escolha do nome deu-se ao fato de os integrantes, em momentos de folgas frequentarem algumas casas de Streap Tease onde encontravam garotas que desfilavam nuas, e com o corpo todo cheio de água, o que dificultava que os homens do local as segurassem.

Leia ainda: Bon-jovi-comemora-25-anos-do-lancamento.html
                    Wanted dead or alive conto de cowboys
                    Prayer eleita melhor canção Hard

1988 –  New Jersey

Faixas:
Lay Your Hands On Me
Bad Medicine
Born To Be My Baby
Living In Sin
Blood On Blood
Homebound Train
Wild Is The Wind
Ride Cowboy Ride
Stick To Your Guns
I'll Be There For You
99 In The Shade
Love for Sale
           
O álbum que homenageava pelo nome, a cidade natal da maioria dos integrantes da Bon Jovi, foi lançado em Setembro de 1988, e veio para continuar o sucesso da banda, portando grandes hits como Lay on hands on me, Bad Medicine e I`ll be there for you e continuou na atmosfera Cowboy criada em Slippery comprovadas pela inserção de Stick your guns e Ride Cowboy ride.
O projeto tinha como plano inicial de um álbum “duplo”, porém muitas músicas escolhidas inicialmente foram descartadas tirando a possibilidade, a música Rosi, que foi composta do Jon Bon Jovi e Sambora  e que fez parte do primeiro álbum solo de Richie , o Stranger in the town, fora uma delas.
O sucesso da Banda após o lançamento do New Jersey, crescia cada vez mais, assim como a falta de tempo e o cansaço de  seus componentes e agenda, que chegou a contemplar os primeiros shows em solo brasileiro, no espetáculo Holywood Rock.
Nesta época Jon Bon Jovi decidiu oficializar a mudança de seu estado civil, casando –se com a namorada Dorotéa Hurley, o que aumentou a necessidade de uma vida mais controlada e uma menor agenda de shows, o que não era possível com o sucesso que a banda alcançava a cada dia, passando a ser a banda mais requisitada da época, embora vídeos mostrem o contrário, e a o grupo tivesse  grande entrosamento nos palcos, começava uma fase desgastante para seus integrantes,
            A agenda de shows da Bon Jovi fora cumprida profissionalmente, mas o fim do último show da turnê chegou com uma interrupção dos trabalhos da Bon Jovi, cujo integrantes mal tiveram cuidado de despedidas entre si, cada um pegou o destino que lhe cabia e 1990 a Bon Jovi sofreu a sua primeira separação, que foi encerrada apenas em 1992 com o lançamento do álbum Keep the faith.

Leia ainda: Blood on Blood - Uma história de amizade
                    
           

             1992 – Keep The Faith


Faixas:
I Believe
Keep The Faith
I'll Sleep When I'm Dead
In These Arms
Bed Of Roses
If I Was Your Mother
Dry County
Woman In Love
Fear
I Want You
Blame It On The Love Of Rock n' Roll
Little Bit Of Soul
Save A Prayer *
Starting All Over Again *

            A Separação da Bon Jovi durou até o ano de 1992, quando os integrantes da Bon Jovi, procurados pelo líder Jon Bon Jovi, decidiram dar mais uma chance a Banda que era esperada pelos fãs. Jon Bon Jovi, assim como Richie Sambora, haviam acabado de aventurarem-se pela primeira vez em carreiras solos, mas sentiam falta da vida que levavam dentro da Bon Jovi.
            Para que a volta da Banda fosse possível, alguns procedimentos foram realizados, entre eles a demissão do empresário Doc Macghee, que teria causado maus entendidos e intrigas entre integrantes da Banda, e outro foi a terapia em grupo que a banda realizou, para que cada um aceitasse sua importância  e responsabilidade dentro da Bon Jovi.
            Com a demissão de Doc Macghee da administração da Banda, nasce a Bon Jovi Managements, empresa criada para organizar e produzir os trabalhos da Bon Jovi , Jon Bon Jovi se coloca desde então a administrar as questões burocráticas da Banda  e tem como primeiro passo a redução da agenda da Banda, já que os excessos de shows já havia os prejudicado na turnê Nova Jersey.
            A queda do Hard Rock e o aparecimento do Grungi, liderado pela Nirvana, e o aparecimento de novas bandas como Pear Jam, Metálica e Live, era outro desafio que teriam enfrentar, e uma das estratégias que tiveram quanto a isto, foi a mudança do visual dos integrantes, Jon Bon Jovi, assim como o baterista Tico Torres, decidiram aderir à moda de cabelos mais curtos surpreendendo os fãs. A musicalidade da Banda também tivera modificações,  com a inserção de alguns estilos presentes no inicio dos anos 90, como o solo de baixo que inicia a introdução do single “Keep the Faith”
            Já as letras do novo trabalho, foram resulto do período de reflexões realizadas por Jon Bon Jovi e Richie Sambora durante a separação da Banda. Em Dry Country vemos o relato de uma viagem que Jon fizera pela américa num lugar muito abandonado, em I believe é desmascarada as inquietações que sofriam referente a imprensa. O velho e bom rock in Roll, que tanto inspirou a Bon Jovi, aparece na faixa Blame it on the love of rock & roll .O tecladista David Bryan é apresentado como compositor, juntamente com Jon Bon Jovi com a canção in these Arms e canção Bed of Roses torna-se um hino para os amantes de Rock balada.

Leia Ainda: Keep the faith retorno Triunfal           
                    Dry County - Uma experiencia eterna
           

1995 -  These Days


Adicionar legenda
Faixas
Hey God
Something For The Pain
This Ain't A Love Song
These Days
Lie To Me
Damned
My Guitar Lies Bleeding In My Arms
Letting You Go
Hearts Breaking Even
Something To Believe In
I f That's What It Takes
Diamond Ring
All I Want Is Everything *
Bitter Wine *  

            These Days é um dos álbuns que mais fez sucesso na carreira da Bon Jovi, além de ser um dos responsáveis pela atração de novos fãs a Bon Jovi. O álbum foi lançado em 1995, aproveitando o embalo e sucesso da coletânea Cross Road, que lançada no ano anterior, com duas canções inéditas, Always” e “Someday I´ll Saturdhay night”, comemorava os primeiros 10 anos da Bon Jovi.
            These days apresentou uma fisionomia taciturna, melancólica e depressiva que embora apaixonasse os fãs da banda, muito fora estrada, já que a dupla de compositores Jon Bon Jovi e Richie Sambora oficialmente passavam por momentos tranquilos no momento de sua produção. Algo que pode explicar tal melancolia, e o fato de grande parte das letras do álbum terem sido compostas  no  período de pausa da Banda (1990 – 1992), época em que o vocalista e compositor Jon Bon Jovi estava em depressão profunda e em seu trabalho refletia os desabafos de um momento tão triste e criativo, tão criativo que as inúmeras canções compostas na época não couberam em Keep the faith e foram aproveitadas no álbum de 1995.
            Um álbum que indaga questões sociais que foram muito ignoradas pela sociedade, e mostram a maturidade da Banda, que não fala mais sobre festas de formatura, e assim de assuntos realmente importantes, inclusive o amor, não apenas o carnal, mas o amor a família e ao próximo.
            Canções como a faixa título These days, baladas como this ain`t a love song, lie to me, hearts breaking even, e desabafos como Dammed, Something to believe, Hey god, foram importantes para garantir uma das turnês mais sucedidas da Bon Jovi e conquistas de prêmios como MTV Music Awards
  Leia ainda: o-reflexivo-meditativo-e-melancolico these days
                      Aconteceu em 95
                      

            2000 – “Crush”

           
Faixas:          
It's My Life
Say It Isn't So
Thank You For Loving Me
Two Story Town
Next 100 Years
Just Older
mistery Train
Save The World
Captain Crash And The Beauty Queen From Mars
She's A Mistery
 I Got The Girl
 One Wild Night
I Could Make A Living Out Of Loving You *
           
            O primeiro álbum da Bon Jovi do novo millennium foi lançado em maio de 2000, após o retorno de outra pausa da Banda, agora programada, em que componentes puderam, por um período de tempo, dedicarem-se a trabalhos próprios e individuais, como os álbuns Destination Anywhere e Undiscovered Soul, lançados respectivamente por Jon Bon Jovi e Richie Sanbora . O Mundo do cinema também foi explorado por Jon Bon Jovi, que trazia à banda experiências vividas no mundo cinematográfico, que tanto melhorou suas performances em palco. Já David Bryan aproveitara a pausa para explorar seu lado escritor escrevendo peças para a Brodway, enquanto o baterista Tico Torres revivia seu amor pelas artes plásticas. Assim todos os integrantes, mais amadurecidos voltaram renovados e com ideias para a Banda.
            O hit It`s my life, foi o primeiro single divulgado pela Banda, e trazia o retorno dos personagens Tommy e Gina, criados em Livin on a prayer (1986). Na época do lançamento a Banda convidou os fãs a participarem do videoclipe, levando consigo multidões para a gravação. A futura comemoração em 2002 dos 40 anos do vocalista Jon Bon Jovi, considerado Sex Simboll, foi refletido na canção Just older. O amor maduro também é discutido na canção composta por Jon Bon Jovi para sua esposa Dorothea, Thank for loving me.
            Quanto a musicalidade, umas das mudanças encontradas no álbum são loops de baterias utilizados por Tico Torres e que são evidentes em it`s my life , assim como o retorno  do Talk Box que sempre esteve associado ao Som de Richie Sambora. O álbum foi fortemente influenciado por algumas bandas inglesas, como Blur, devido a demorada estádia de Jon em Londres devido a gravação do filme que protagonizou “The leading man”
            O álbum ainda ganhou a gravação do Dvd Crush tour e o lançamento posterior do álbum One Wild Night Live, que mostrava históricas apresentações da banda ao decorrer de sua carreira.

2002 – Bounce 

Faixas:
Undivided
Everyday
The Distance
Joey
Misunderstood
All About Loving You
Hook Me Up
Right Side Of Wrong
Love Me Back To life
You Had Me From Hello
Bounce
Open All Night

As inseguranças trazidas pelo atentado de 11 de setembro de 2001  foram temperos principais para a composição do álbum que foi lançado em Setembro de 2002, com solos de guitarras mais pesados , que já em sua primeira faixa, Undivided, mostra a indignação do povo americano referente a tragédia.
Já a faixa título, Bouce, aparece como promessa de superação e resistência do povo americano, que é representado pela Bon Jovi, e reforça a ideia de que são indestrutíveis, embora estivessem vulneráveis após o ataque do qual foram vítimas.
            Entretanto, em meio a toda atmosfera de resistência á tragédia e seus impactos, encontramos em Bounce também o romantismo que tanto consagrou a Bon Jovi, em canções como About loving you, Open all Night e You had me from Hello .
            O álbum alcançou o 2º lugar nas paradas de sucesso americana, um resultado melhor  do  que  o alcançado pelo disco anterior o Crush, que esteve em 20° nas paradas Americanas.

2005 –  Have  a Nice Day


Faixas
Have A Nice Day
I Want To Be Loved
Welcome To Wherever You Are
Who Says You Can't Go Home?
Last Man Standing
Bells Of Freedom
Wildflower
Last Cigarette
I Am
Complicated
Novacaine
Story Of My Life
Who Says You Can't Go Home? (Dueto com Jennifer Nettles)

            Após 3 anos de projetos diversificados da Banda, como álbum acústico This feels Left Right e o lançamento do Boxset 100,000,000 Bon Jovi Fans Can't Be Wrong, onde canções B sides foram apresentadas aos fãs. O álbum lançado em setembro de 2005 superou expectativas já em seu lançamento, tendo vendido 202.000 cópias já na primeira semana e estreando como segundo mais vendido na parada da Billboard.
            A faixa título “Have a Nice Day”  surge como um desabafo da banda sobre opiniões da Mídia e Críticos referente a seu trabalho e fãs que não mais os valorizavam (A Bon Jovi por mais que fosse uma banda de grande público não é muito valorizada pela Crítica ), mostrando que a banda não seria afetadas por opiniões e que continuariam a realizar seu trabalho da forma que acreditavam com o som que os fazia feliz.
            Nesta atmosfera a banda decide ousar, e fazer algo que muito tinham vontade, uma canção Country : Who says you can`t go home?, que foi a responsável por um feito inédito, a entrada de uma música de banda de Rock nas paradas Country`s americanas. Tendo no mesmo álbum uma versão que contempla a participação da cantora country Jennifer Nettles, a canção tambpem serviu de tema para a Jon Bon Jovi Soul Fundation , ONG criada por Jon Bon Jovi para auxiliar aqueles que sofrem com problemas de moradia. O divórcio do tecladista David Bryan também é um tema abordado no álbum com canções como Novocaíne.
            Algumas discussões prévias entre a banda e a gravadora,fizeram com quem algumas faixas do álbum fossem retiradas, com a balada These open arms, que foi uma das escolhidas para a exclusão, porém, o fato desta faixa vazar na internet, sem o consentimento da banda, fez com que a canção fosse conhecida e caísse no agrado dos fãs mesmo não sendo inclusa oficialmente no álbum.
           

2007 – Lost highway


Faixas
Lost Highway
Summertime
(You Want To) Make A Memory
Whole Lot of Leaving
We Got It Going On
Any Other Day
Seat Next to You
Everybody's Broken
Till We Ain't Strangers Anymore (Feat. Leann Rimes)
The Last Nig
One Step Closer
I Love This Town

            O sucesso da musica Who says can`t go Home, que ingressou nas paradas countrys Americanas e a forte influência deste estilo recebida pelos integrantes da banda, que é fortemente mostrada em canções como wanted dead or alive e ride cowboy ride, foram responsáveis por este novo passo da Bon Jovi: Misturar o Rock in Roll com o Country. Com este plano, Jon Bon Jovi procurou a gravadora e mostrou o projeto pelo qual sonhou anos, inicialmente a Pollygran não confiou na proposta do vocalista, mas realizou uma contraproposta: Arriscaria no sonho da Bon Jovi porém a Banda daria a gravadora uma coletânea que comemorasse 25 anos, que seria chamada Greastest Hits, caso não obtivessem sucesso, e tivessem prejuízos, com o álbum. Jon confiante aceitou a proposta e o Lost Highway foi lançado em Julho de 2007
            Sobre a composição da letra, Jon teve como inspirações os problemas pessoais vividos pelos integrantes Richie Sambora e David Bryan. Jon intitulou-se, conforme confidenciou a imprensa, narrador das histórias dos parceiros que enfrentam igualmente um processo de divórcio. Além de sua separação de Heather Locker, com quem estivera casado desde 1994, Richie Sambora também enfrentava a grave doença de seu pai Adam Sambora, e além disto quebrara o braço direito que era fundamental em seu trabalho, devido a todas estas questões, o guitarrista entrara em fase de profunda depressão e recorrera ao alcoolismo como fuga dos problemas. De acordo com o vocalista Jon Bon Jovi, a produção do Lost Highway foi fundamental para a recuperação de Richie Sambora, que decidira entrar com tudo para a realização do álbum. Uma das canções  do álbum, Whole of lot ,retrata fielmente a confusão vivida por Sambora naquela época, embora esta tenha sido composta pelo amigo Jon Bon Jovi, que conseguiu captar na música grande parte do sofrimento do guitarrista, conforme o dito pelo próprio Richie.
            O projeto ainda pode contar com a participação de Leann Rimes, que em dueto com Jon Bon Jovi, canta a canção Strangers Anymore , e ainda teve, durante a turnê, a presença de músicos adcionais, que muito enriqueceram o cenário country expresso no álbum, como a violinista Loreza Ponce.
            Contraditória as perspectivas da Polygram, o álbum foi grande sucesso e conseguiu trazer a Bon Jovi uma das turnês mais lucrativas de sua história, ganhando inclusive a gravação de dois DVDs : Bon Jovi Lost Highway in Concert e
Bon Jovi Live at Madison Square Garden.
Embora tenha recebido elogios e sendo bem remunerado pelo projeto, Jon Bon Jovi, ainda assim, decidiu pagar a promessa realizada pela Pollygran, e iniciar no fim da turnê Lost Highway, os preparativos para a coletânea prometida.

2009 – The Circle


Faixas:
We Weren't Born To Follow
When We Were Beautiful
Work For The Working Man
Superman Tonight
Bullet
Thorn In My Side
Live Before You Die
Broken Promiseland
Love's The Only Rule
Fast Cars
Happy Now
Learn To Love

            O que iniciou o processo da produção de uma coletânea, resultou em grandes momentos de inspiração e num álbum que viria refletir os 25 anos de carreira da Bon Jovi , o nome do álbum lançado em 2010: The Circle, fora escolhido para simbolizar o fechamento de mais um ciclo que se encerrava e o retorno as origens da Banda. O projeto de relançamento de hits que marcavam a história e a produção de apenas algumas canções inéditas, foi interrompido, já que a dupla de compositores Jon e Richie tiveram demasiadas ideias,  e por consequência: uma  grande quantidade de músicas que seriam ideais para mais um álbum inédito.
           
            Como o álbum teve canções com objetivo de refletir sobre toda sua carreira, surge a canção “we were so beautifull” que relembra bem o sentimento referente ao passado da banda e antigos sonhos,  a canção também inspirou a criação de um documentário de mesmo nome, gravado na turnê Lost Higway, que mostra os bastidores da Bon Jovi e mostra e explica aos fãs grandes questões enfrentadas  ao longo da carreira, como a separação da banda em 1990, a recuperação de Richie Sambora e Tico Torres que sofreram alcoolismo e a polêmica administração individual de Jon Bon Jovi da Banda. O documentário veio acompanhando  as cópias do CD The Circle.
            Vemos no The Circle um formato um tanto biográfico, como a música Superman Tonight, onde Jon demonstra a admiração pelo seu herói dos quadrinhos, Superman que tanto adora, a ponto de ter tatuado o símbolo do Kriptoniano em seu braço direito,  e que também reflete sobre como o humano tende a ser super herói no mundo real sem precisar de superpoderes, já Bullet reflete sobre as questões que vem afligindo a sociedade como a existência de guerras civis.
            O álbum chegou a venda de 163.000 cópias na primeira semana de lançamento, estreando em primeiro lugar nas paradas da Billboard, chegando no topo das turnês mais lucrativas de 2010, que chegou à todos os continentes, marcando inclusive a volta da Bon Jovi ao Brasil após 15 anos.



            Coletâneas

      
1995 - Cross Road (The Best of Bon Jovi)


Faixas:
Livin' On A Prayer
Keep The Faith
Someday I'll Be Saturday Night
Always
Wanted Dead Or Alive
Lay Your Hands On Me
You Give Love A Bad Name
Bed Of Roses
Blaze Of Glory
In These Arms / Prayer 94*
Bad Medicine
I'll Be There For you
In And Out Of Love
Runaway                                                    
Never Say Goodbye *

            Para relembrar os 10 anos de carreira, a Bon Jovi lança em 1994 a coletânea Cross Road, que relança alguns dos maiores Hits da banda como: Wanted dead or alive, Bad Medicine, I`ll be there for you, Bed of Roses, Runaway entre outros.
            Além das canções já conhecidas , duas músicas inéditas são contempladas no álbum: Always e Someday I`ll be Saturday Night. Always é considerada uma das baladas mais adoradas pelos fãs da Bon Jovi  e ironicamente quase não foi lançada, a canção guardada a sete chaves, havia sido composta por Jon Bon Jovi, unicamente para que fosse trilha sonora do filme “O Sangue de Romeu”, porém a produção do filme não agradou o compositor que optou por retira-la do projeto por considera-la superior ao filme, para ser oficialmente lançada  na coletânea para a alegria dos fãs. A canção chegou a fazer grande sucesso em solo brasileiro por fazer parte da trilha sonora da Novela “Quatro por Quatro” que era a mais assistida do momento. Fazendo com que novos fãs da Bon Jovi aparecessem, já que muitos compraram a coletânea Cross Road unicamente pela canção Always e acabaram conhecendo melhor o trabalho da banda  e se apaixonando. Assim como Always, o Hit Someday I`ll be Saturday, assim como Always foi um grande sucesso, a ponto de seus clipes serem obrigada a se retirar do Top 10 apresentado pela emissora MTV para dar chances a outras canções e bandas. Uma nova canção de Livin on a prayer, também fora presenteada aos fãs da época com o nome de “Prayer 94” complementando o álbum...
            A banda não enfrentou apenas flores durante a divulgação do Cross Road, teve que enfrentar a saída do Baixista Alec John Such, que de acordo com entrevistas cedidas por integrantes, estava tendo posturas nada condizentes com as políticas da Banda: Atrasos em ensaios,  erros cometidos no palco entre outras, além de ter na época dado entrevistas que não agradaram a seus companheiros . Jon aconselhado pelos outros componentes, decide então demitir Alec e contratar o baixista já conhecido: Hugh Mac Donald, que ainda não é considerado componente oficial em respeito a história de Alec na Banda.
            Há ainda rumores de que Alec estivesse envolvido com narcóticos na época, e também de que estivesse sofrendo lapsos de stress devido a uma descoberta de um suposto câncer, o que explicaria o comportamento do baixista após a saída da Bon Jovi: Alec abandonou a música e nunca mais atuou profissionalmente.
           

            Greatest Hits

Faixas:
CD 1
"Livin' on a Prayer"
"You Give Love a Bad Name"
"It's My Life"
"Have a Nice Day"
"Wanted Dead or Alive"
"Bad Medicine"
"We Weren't Born to Follow"
"I'll Be There for You"
"Born to Be My Baby"
"Blaze of Glory"
"Who Says You Can't Go Home"
"Lay Your Hands on Me"
"Always"
"Runaway"
"What Do You Got?"
"No Apologies"

CD 2
"In These Arms"
"Someday I'll Be Saturday Night"
"Lost Highway"
"Keep The Faith"
"When We Were Beautiful"
"Bed of Roses"
"This Ain't a Love Song"
"These Days"
"(You Want to) Make a Memory"
"Blood on Blood"
"This Is Love This Is Life"
"The More Things Change"
"What Do You Got?"

            Mesmo com todo o sucesso do álbum lost Higway, Jon Bon Jovi não hesitou em pagar a promessa feita a Polygram pelo lançamento de Lost Highway e gravar a coletânea Greatest Hits , na verdade realizou o projeto mais por gratidão a gravadora que acreditou em seu projeto. 
            O álbum possui diferenciada versões, algumas delas vendidas na Europa e EUA como CD Duplo, porém a maioria das cópias lançadas contemplam grandes Hits da carreira da Bon Jovi, agora com sucesso Pós These Days (95) inseridas, como: It`s My life, Have a nice day, This Ain't a Love Song, These Days,(You Want to) Make a Memory entre outras.
            Novas músicas também estiveram presentes na coletânea: This Is Love This Is Life,The More Things Change,What Do You Got?",No Apologies e These is your house. A mais tocada do album, a balada “What do you got” , chegou a fazer parte do Seriado seriado Grey`s Anatomy do Canal Sony. Após um mês de lançamento o álbum entrou no topo da lista dos cds mais vendidos.


2003 -  This left feels right


Faixas
Always
Bad Medicine
Bed of Roses
Born To Be My Baby
Everyday
I'll Be There For You
It's My Life
Keep The Faith
Lay Your Hands On Me
Livin' on a Prayer
enviar letra
Wanted Dead Or Alive
You Give Love a Bad Name

            Lançado em 2003, This Left Feels Right teve como principal objetivo, a apresentação de antigos sucessos  em novas versões num formato Acústico, que é muito apreciado pela banda. As canções I`ll Be there for you, Wanted dead or alive, Always estiveram presentes no projeto.
            Na época de seu lançamento foi promovido um show comemorativo no Borgata Hotel que virou DVD 




Discos Solos

Jon Bon Jovi

1990 – Young Guns II


Faixas
Blaze of Glory – Jon Bon Jovi
Billy Get Your Guns – Jon Bon Jovi
Miracle – Jon Bon Jovi
Blood Money – Jon Bon Jovi
Santa Fe – Jon Bon Jovi
Justice in the Barrel – Jon Bon Jovi
Never Say Die – Jon Bon Jovi
You Really Got Me Now- Jon Bon Jovi
Bang a Drum – Jon Bon Jovi
Dyin´ Ain´t Much of a Livin´
Guano City – Alan Silvestri

            Após o fim da turnê New Jersey, Jon Bon Jovi afastado da Banda decide apostar numa carreira solo, e a decisão veio após um convite do produtor do filme “Young Guns II” que o procurara para solicitar o uso da Música wanted dead or alive no filme, que era inspirado na canção e na história do mito Faroeste Billy The Kid. Jon ficou lisonjeado com o pedido, mas ao ler o roteiro do filme que também seria protagonizado pelo amigo “Emilio Stevez”, acreditou que wanted não combinaria com o filme, e assim se ofereceu para a composição de uma nova trilha sonora,
            A atmosfera faroeste permeou toda a criação do álbum, pois quando deveria criar uma canção, Jon criou um álbum inteiro dedicado ao filme, a musica principal, Blaze of Glory, foi sucesso imediato, sendo uma das mais tocadas juntamente com a Bon Jovi até hoje, a trilha sonora rendeu a Jon ainda uma rápida aparição no Filme, uma indicação para o Academy Award e seu primeiro Globo de Ouro.
            Jon, embora estava sendo bem sucedido em sua carreira solo, não estava satisfeito, e passava por crises existenciais e grande depressão, que nunca foi negada por Jon, além de problemas com alcoolismo, e um dos motivos por tal insatisfação era o fim da Banda que tanto sonhara Bon Jovi e a falta que sentia dos companheiros, e assim decidiu reunir o grupo e voltar a Bon Jovi em 1992. além de Blaze of Glory, o álbum ainda contempla sucessos como Miracle. Billy get your guns e Santa 


1997 - Destination Anywhere


Faixas:
Queen Of New Orleans
Janie, Don't Take Your Love To Town
Midnight In Chelsea
Ugly
Staring At Your Window With A Suitcase In My Hand
Every Word Was A Piece Of My Heart
It's Just Me
Destination Anywhere
Learning How To Fall
Naked
Little City
August 7, 4:15
Cold Hard Heart
            
            A Bon Jovi decide entrar novamente em recesso, agora programado, já que os integrantes em comum acordo precisavam de um tempo para cuidar de projetos pessoais: Jon Bon Jovi ingressara no Mundo do Cinema, Richie Sambora decide criar um novo álbum solo, David Bryan passa a escrever musicais para a Brodway e Tico Torres entrar no reino das Artes plásticas.
            Assim como todos os componentes, Jon vivia novas emoções, o mundo do cinema trazia-lhe muitas surpresas, principalmente sua mudança com a família  para a cidade de Londres onde seria o protagonista do filme “O Sedutor”. Era um reino desconhecido para alguém acostumado com o mundo da música, como se fosse aprendiz, quando estava acostumado a ser o mestre, muita coisa teria de contar aos fãs e amigos... E porque não usar a música?
            Assim nasceu o Destination Anywhere, fortemente influenciando pelo estilo Inglês a que Jon estava se habituando, além de falar sobre dúvidas que invadiam sua mente como a sua entrada no cinema, Jon decidiu aproveitar a oportunidade de compor sozinho para falar de questões intimas, como seu casamento, e história com Dorothea Hurley, reflexões sobre a banda e sobre seu próprio “Eu”.
            A canção título “Destination Anywhere” é um retrato fiel de como Jon sentia se naquela fase “Sem rumo”, mas arriscando os possíveis caminhos. O primeiro Single divulgado “Midnight in Chelsea”  mostra observações de Jon referente ao que via na Inglaterra, que também, por mais luxuosa que fosse, tinha problemas sociais, e o hit de maior sucesso do álbum “ Janie Don`t to take your Love To Town” descreve uma briga do cantor com sua esposa. A união com Dorothea Hurley também é refletida na canção “It is just me”
            Para a turnê de Destination Anywhere, Jon convidou dois companheiros Hugh Mac Donald e Bob Bandeira que os auxiliavam na Bon Jovi. Excursionaram por todo o mundo em pequenas apresentações acústicas . Para a divulgação do álbum e comemorando sua entrada no cinema, Jon escalou alguns amigos íntimos, Demi Moore, Whoopy  Goldberg, Anabella Sciorra e kevin Bacon para juntos fazerem o curta Metragem Destination Anywhere, que foi protagonizado por Jon e Demi e teve roteiro elaborado e inspirado por letras do álbum.

Leia ainda: Destination Anywhere - E as confissões de Jon Bon Jovi
           

Richie Sambora


1991- Stranger in this Town

Faixas:
Rest in Peace - (Sambora/David Bryan)
Church Of Desire - (Sambora)
Stranger In This Town - (Sambora/David Bryan)
Ballad Of Youth - (Sambora/Marolda)
One Light Burning - (Sambora/B. Foster/Marolda)
Mr. Bluesman - (Sambora)
Rosie - (Sambora/Jon/D. Child/D. Warren)
River Of Love - (Sambora)
Father Time - (Sambora, D. Child)
The Answer - (Sambora/B. Foster)

            O primeiro album solo do guitarrista da Bon Jovi também foi criado durante a primeira pausa da Bon Jovi, Richie acreditou que era  a hora de mostrar a sua verdadeira concepção Musical e lado vocalista. E assim em 1991 lança o Stranger in the town.
            O som escolhido foi um retorno as origens musicais que moldaram Richie, como o Blues que esteve presente em grande parte do álbum. Embora adote o vocal, em Stranger in the town, Sambora não abandona a guitarra. Na faixa Blueman acontece a realização de um sonho, a participação de Eric Clapton, ídolo de Richie. Conta ainda com o apoio e presença dos companheiros da Bon Jovi, Tico Torres e David Bryan, que tocam ativamente em sua turnê.
            O título do álbum Stranger in the Town (estranho na cidade) é a demonstração exata da forma em que o guitarrista se refere na nova empreitada chamada carreira solo e de como se sentia separado da Banda que ajudou a consagrar, um estranho e sem rumo. Músicas como The Answer , que foi escrita por Richie ainda aos 13 anos, descrevem seu convívio com o pai, Adam Sambora, a quem muito admirou, já o hit Rosie, fora composto para o álbum New Jersey junto com Jon Bon Jovi, e homenageara uma “Gogo dancers” conhecida  e disputada por ambos no início da carreira, mas fora lançada apenas por Richie no “Stranger in the town”.
            Embora tenha tido um tímido sucesso, o primeiro álbum de Sambora teve algumas músicas dentro das paradas da Billbord, com Stranger in the town, e Balada of youth  A turnê do Stranger foi interrompida logo após a decisão de um retorno da Bon Jovi em 1992.

1998 – Undiscovered Soul


Faixas:
Made In America - (Sambora/Supa)
Hard Times Come Easy - (Sambora/Supa)
Fallen From Graceland - (Sambora/Bryan/Supa)
If God Was A Woman - (Sambora/Bryan/Supa)
All That Really Matters - (Sambora/Supa)
You're Not Alone - (Sambora/Marolda)
In It For Love - (Sambora/Supa)
Chained - (Sambora/Marolda/White)
Harlem Rain - (Sambora/Supa)
Who I Am - (Sambora/Frederiksen)
Downside Of Love - (Sambora/Bryan/Supa)
Undiscovered Soul - (Sambora/Supa)
                   
            Agora mais maduro, pai , e ciente da concepção artística que queria, Richie Sambora, apoiado também por Jon Bon Jovi e parceiros da Banda, decide lançar mais um disco solo, e assim nasce seu segundo álbum “Undiscovered Soul”, considerado por seus fãs como a joia-rara de sua carreira.
            Neste álbum, Richie decide ousar, e além de misturar os sons que tanto admirava, como o blues  e country, torna- o mais comercial que o anterior. Vemos no álbum uma atmosfera reflexiva e pensante, pesquisadora da Alma humana, como nos subtende  a faixa título Undiscovered Soul (Alma Descoberta). O primeiro single divulgado, Hard times comes easy, refletem a facilidade em que os problemas tendem a aparecer na nossa vida, já o segundo: In it for love, trás uma simples e simcera análise sobre o verdadeiro amo, enquanto a faixa If god was a woman discute sobre o poder, sedução e esperteza da alma feminina.
            O Undiscovered Soul teve um recebimento melhor, por parte do público que o álbum anterior de Sambora, e  hard times comes easy teve um clip muitíssimo divulgado, que além de homenagear o nascimento de Ava Sambora, filha única de Richie, impressionou muitos de seus fãs ao mostrar a mudança de visual do vocalista, que com um corte mais moderno, pode mostrar mais a beleza que era escondida pelo estilo hard  de se vestir, que Richie só deixou de usar em Undiscovered Soul.

2012- Aftermath Of The Lowdown


 Faixas:
Every Road Leads Home to You
Sugar Daddy
Weathering The Storm
Burn the Candle Down
Takin A Chance on The Wind
Now a Days
Learning How to Fly (Broken Wing)
Forgiveness Street
Walk Beside You
Seven Years Gone
You Can Only Get So High
World


O último e mais recente álbum de Richie Sambora, chegou ao mercado com grande expectativas dos fãs, que alucinados com os trabalhos anteriores, queriam uma nova análise e comprovação do talento solo de Sambora .Era esperado pelos fãs um abandono de novas influências Radiofônicas da Bon Jovi e um retorno as origens, mas a escolha musical de Richie neste trabalho a muitos surpreendeu.
O álbum pouco se diferencia do Richie já fazia na Bon Jovi, e continua com um visual moderno, mas abusa da guitarra e do baixo, com muito destaque ao teclado e ao vocal. Em entrevistas, Sambora chegou a alegar que este era o "Seu melhor trabalho", o que não foi muito concordado por seus fãs, que se mostram apaixonados por "Undiscovered Soul".
No primeiro hit Divulgado, Every roads comes Leads Home To You,que Sambora escreveu para sua única filha Ava Sambora,  agradou bastante aos fãs, com grande enfase na bateria e com letra que mostra a forma de Richie ver o amor, assim como a balada "Seven years gone" que tem sido uma das mais ouvidas pelos fãs.
O álbum que foi lançado oficialmente em Setembro deste ano, ainda está em divulgação, e a curta turnê que o guitarrista iniciou, já contou com alguns problemas, como de saúde, Richie com Amigdalite teve que cancelar alguns shows... Sambora pretende excursionar pelo álbum até fevereiro de 2013, quando ínicia a nova turnê da Bon Jovi.
            

David Bryan           

1995 - On full Moon

 Faixas              
Awarning
In The Arms
It´s a long road
April   
Kissed By an Angel
Endless Horizon
Lullaby for Two Moons
Interlude
Midnight voodoo
Room full of blues
Hear our prayer
Summer of dreams
Up the river
Netherworld walts

            Em 1995, enquanto excursionava com a Bon Jovi pelo álbum These Days, David Bryan decide também mostrar suas visões musicais num trabalho solo. O álbum é em sua grande parte instrumental, exceto na faixa in these arms, que compôs com o Jon Bon Jovi para o álbum Keep the Faith e agora com esta Mostra seu lado cantor.
            O lançamento do cd foi na época importante para que David Homenageasse a esposa April Mac Lean, para quem compôs a faixa April , A faixa Netherworld Walts que fora composta para o filme de terror Netherworld completa o álbum.
            Os fãs mostraram muita satisfação neste primeiro trabalho de David, que não pode excursionar para divulgar o álbum por compromissos com a  Bon Jovi. Encontrar este álbum tem sido um desafio para fãs já que pode ser considerado uma raridade.



2000 – Eclipse lunar

 Faixa
Second Chance - new
I Can Love - new
It's a Long Road
On a Full Moon
April
Kissed by an Angel
Endless Horizon
Lullaby for Two Moons
Interlude
Room Full of Blues
Hear Our Prayer
Summer of Dreams
Up the River
Netherworld Waltz
In These Arms
           
            Não houve muita surpresa no Segundo álbum de David Bryan, que é considerado uma extensão de seu primeiro on full moon, tendo as mesmas músicas e três faixas inéditas inseridas neste álbum : Second Chance, I can love e on full Moon.