terça-feira, 12 de julho de 2011

Bounce - A descrição de um histórico momento Americano



O atentado de 11 de Setembro de 2001 é com certeza um dos fatos que serão sempre lembrados, não apenas pelo povo americano, mas por todo o mundo. O atentado é considerado um dos ataques mais ousados realizados por grupos terroristas. Milhares de pessoas inocentes,  estadunidenses, latinos e pessoas de várias partes do mundo que foram tentar a sorte em terra norte-americana perderam a vida injustamente, grande parte delas, durante o seu horário de trabalho.

Outra questão marcante com relação ao atentado é o sentimento de vulnerabilidade e medo que surgiu no povo americano, conhecido por ser um pouco excêntrico e confiante em seu país e governo. Pela primeira vez, as pessoas  sentiram-se prejudicadas e fracas perante a outras nações.

Em 2002, nesta atmosfera de vulnerabilidade,  foi produzido o álbum Bounce, marcado por solos e batidas mais pesadas, um pouco diferente de seu antecessor Crush. A primeira faixa do álbum já anuncia o sentimento do povo americano perante ao atentado sofrido. Undivided (indivisiveis), como se todos estivessem unidos em um só, independente de políticas, classes sociais, interesses. O povo passou a estar unido na fragilidade, na indignação e na esperança: "Um por amor, Um pela verdade, Um por mim, um por você. Onde uma vez estávamos divididos, agora estamos unidos. Vamos nos levantar cada um... indivisíveis."

Já na faixa seguinte Everyday, vemos as mudanças ocasionadas pelo evento e o sentimento de renovação nascendo, um anúncio de uma nova vida e do "nascimento"  de novas pessoas, já que depois de tudo, não seriam os mesmos:  "Adeus a todos os meus "ontens". Adeus, tanto tempo, eu estou no meu caminho. Eu já estive choro suficiente, sangrando, suando, morrendo. Me ouça quando eu digo, vou viver minha todo dia".

Já na faixa título, Bounce, é como um anúncio para o futuro do povo americano e da invencibilidade deste, um sentimento patriótico, muito caracterizado pela lenda da Fênix, que ressurge das próprias cinzas: Fui derrubado tantas vezes, Já perdi a conta, 6, 7, 8, 9...Fui descartado como um mau negócio. Se você está respirando, sabe como é...Chame de carma, chame de sorte. Eu simplesmente não dou a mínima. Resista! Resista! Nada vai me derrubar.

Embora a atmosfera de guerra tenha permeado grande parte do álbum, o romantismo típico de composições do Bon Jovi esteve muito presente neste e, neste álbum, a escolha da dupla de compositores, Jon e Richie, foi retratar a simplicidade e a vida cotidiana dos casais, com canções que qualquer apaixonado se identificaria como Misunderstood, onde um mal entendido entre os personagens é narrado (algo muito comum em relacionamentos, até devido à palavras mau escolhidas em conversas), Open all Night, que descreve o medo que as pessoas têm de se apaixonar, mas mesmo assim nunca deixam de se aventurar na armadilha do amor. As lembranças de momentos de um relacionamento em crise são retratadas em All about love you. Já em You had me from Hello, Jon canta a simplicidade da vida a dois e como pequenos detalhes tornam-se importantes na vida de um casal, inclusive um simples "olá".

Sobre o Bounce, o próprio Jon Bon Jovi nos diz:

"Eu acho que um álbum tem que ser uma versão  de um tempo na minha vida, um período. E, neste caso, é de um ano desde a última turnê terminou. [...] Assim, a partir do final de julho em 2001, para o ano de 2002, o que aconteceu? Bem, outras coisas, mas 11/09 aconteceu. Você tem belas canções românticas, tem canções de rock divertido, e você vai ter a narração de histórias, canções mais clássicas que são os ingredientes do que é Bounce. Porque você quer um começo, um meio e um fim. Eu quero que seja como um livro ou um filme, onde nós estamos levando alguém em uma viagem do que se passou em minha vida no ano passado. E apesar de 11/09 ter desempenhado um papel nela - uma grande parte dela - uma parte séria dela, que foi apenas um aspecto. E eu não quero que seja excessivamente sentimental, muito patriótico, mas certamente reconhecer o que a mim mesmo, a banda e o país tem passado."

"You Had me  From hello"
"Você me teve com um Olá"


Fonte:Portal do Rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário