domingo, 31 de julho de 2011

Keep The Faith : Um retorno triunfal





Por Reca Silva   
Hoje o Bon Jovi encerrará em Lisboa mais uma Turnê e de acordo com declarações da banda, este será o inicio de mais um recesso desta. O que trás uma reflexão para alguns fãs,principalmente os mais jovens: Será o fim do Bon Jovi?
Nesta atmosfera o Mania decidiu relembrar o primeiro término e retorno do Bon Jovi que causou enormes indagações de fãs na época: Fim da turnê New Jersey(1990) e lançamento do Keep The Faith(1992).


A turnê New Jersey, embora tivesse sido muito lucrativa e aumentado a fama do Bon Jovi,não teve um bom final.Apesar da banda demonstrar entrosamento no palco, as coisas não iam muito bem nos bastidores, e assim, ao fim da turnê cada integrante seguiu seu rumo diferente, dedicando-se a projetos solos e tornando o futuro do Bon Jovi incerto.

Jon Bon Jovi,embora conseguisse muito exito em sua carreira solo iniciada no álbum Young Guns II ,composto para a trilha sonora do filme de mesmo nome que contava a história do grande Mito americano "Billy the Kid", e tinha  ganhado há pouco o globo de ouro pela canção Blaze of Glory , estava emocionalmente abalado pelo fim da banda, há rumores de que este sofrera problemas de alcoolismo e ainda tentara suícidio na época : Jon fora impedido de pular de um carro em movimento por sua esposa Dorothea Hurley.

Richie Sambora embora tivesse enfim sido recebido seu primeiro reconhecimento como cantor, lançando o álbum Stranger in the Town e mostrando não ser apenas"guitarrista" do Bon Jovi, também mostrava-se insatisfeito pela distância que estava de seus companheiros, de acordo com a declaração dada por ele em 1992, Richie foi um dos que mais aplaudiu a volta da banda:"Quando JON me chamou e disse que não tinha certeza se iria continuar com a Banda, eu senti como se o chão tivesse saído debaixo dos meus pés. Quando ele me chamou e disse que precisava fazer BON JOVI novamente, eu não tive palavras para lhe dizer... eu apenas o abracei e chorei!"

E nesta atmosfera de frustações Jon e Richie resolveram cortar respectivas turnês pela metade e reuniram-se com o grupo, completado por David Bryan, Tico Torres e Alec Such, em outubro de 1991, manifestaram o desejo da volta da banda e não tiveram muita dificuldade em convencer os companheiros, que aceitaram algumas inquisições para o desejado retorno, uma delas seria a de que todos os integrantes passassem por terapia em Grupo e aceitassem importância que tinham na banda e  a responsabilidade que todos teriam que assumir. O Teraupeuta escolhido para a missão de resgatar a auto-estima dos componentes do Bon Jovi foi Lou Cox. Lou foi indicado pelo Agente do Aerosmith a Jon e realizou posteriormente um trabalho semelhante para o Metálica.Jon foi um dos mais trabalhados pelo psicologo, tendo assim que diminuir o seu "ego" e aceitar que os outros componentes tivessem mais voz ativa.Até aquele momento Jon era um dos únicos a dar entrevista.

Outro procedimento necessário para um saudável retorno ds banda foi a demissão do empresário Doc Macghee que estivera com a banda desde album de 1984, entretanto teria sido o causador de alguns "mal- entendidos" entre Jon e outros componentes , causando um "certo mal estar" entre eles. A demissão do empresário fez com que a Bon Jovi Managements surgisse como empresa e com que  próprio Jon administrasse o Bon Jovi, diminuindo assim o tempo de turnês que tanto prejudicaram a banda no New Jersey.

Entretanto a volta do Bon Jovi teria um grande desafio pela frente, o crescimento do movimento "Grunge" liderado pelo Nirvana e a queda do Hard Rock que não mais liderava as paradas da MTV, além do surgimento de novas Bandas que impressionavam o Mercado fonográfico como Metálica Pear Jam e Live.

Para vencer tais concorrências fonográficas. A Bon Jovi resolveu ousar no visual e aderir há alguns estilos presentes na década de 90 para lançar o então "Keep the faith".Há boatos que o solo de baixo  da canção título do album, o "Hit" Keep the faith foi inspirado pelo arranjo da canção Pain Lies on the Riverside que esteve no álbum do Live nomeado Mental Jewery.Quem analisar atualmente as mudanças de Som e cabelos da banda não as acharão tão radicais entretanto muitos fãs do Bon Jovi na época ficaram surpresos com a nova Bon Jovi que ressurgiu.

Quanto as letras, foram de sua maioria inspiradas por reflexões feitas pela dupla Richie e Jon durante tal pausa, grandes problemas sociais da época e pela maturidade deles, como Jon bon Jovi costuma explicar, deixaram de escrever canções Juvenis e falar de bailes de formaturas e passaram realmente a analisar a realidade.

Entre as experiências trazidas no keep The faith encontramos Dry country , onde Jon relata o que viu em sua viagem pela américa, Bed of Roses, onde uma fase de afastamento do vocalista e sua esposa é relatada, I Believe, que mostra como os componentes sentiam-se referente ao modo que eram tratados pela imprensa e I want you, que relata a seperação de um casal, entretanto há índicios que esta seja mais uma metáfora referente á separação da banda, já que como Jon Bon Jovi mesmo citava: Havia entre os componentes uma união tão grande que assemelhava-se mais á um casamento sem sexo.

O velho Rock in Roll foi também resgatado no álbum lançado em 1992 nas canções : fear, Blame it on the love of rock & roll e a canção que descrevia a vida sonhada por todo roqueiro Sleep when I`m dead.O tecladista David Bryan também pode mostrar seu lado compositor auxiliando Jon Bon Jovi na balada In The arms que é até hoje uma das mais adoradas pelos fãs.

Na época, uma canção Natalina, que chegou a receber um video clip, I Wish Everyday Could Be Like Christmas foi divulgada,porém continuou na categoria de Lado B de singles da Banda.

O Keep the faith auxiliou o Bon Jovi a tornar-se uma das unidas bandas que sobreviveram com exito ao quase fim do Hard Rock sua capa (mãos dos integrantes unidas) comprovavam a mensagem que o "Keep The faith" trazia : Deveria haver esperança e fé de que as coisas iriam melhorar, acreditar em si e num futuro melhor.O álbum foi lançado há quase 19 anos entretanto mensagens deixadas pelo Keep the Faith deve ser eternas. Ainda leremos mais uma história de retorno do Bon Jovi.

Veja a tradução de "I Want You"


Fontes :Wiplash / Documentário We were so beauttifull

Nenhum comentário:

Postar um comentário