quarta-feira, 24 de julho de 2013

Até que dê Certo (Quadrologia “Open all night”)

Jon Bon Jovi sempre foi muito envolvido em seu trabalho, não apenas como músico e compositor, como também no cinema, levando cada papel que interpretava de forma tão pessoal que isto influenciou especialmente sua carreira de compositor, temos comprovação seu trabalho realizado na composição da Música “Open All Night” do álbum Bounce (2002).
Jon durante a produção do álbum, foi convidado a participar do seriado Ally Macbeal (Minha vida de solteira) , que narra as aventuras de  Ally, uma advogada que deseja ardentemente encontrar um grande amor, e embora tenha passado por inúmeras desilusões ainda tem a esperança de aceitar na escolha de seu parceiro, e durante o decorrer da história, conhece Victor , vivido por Jon, com quem passa a flertar e tê-lo como futuro pretendente. Jon fascinado pela história que participou, decidiu criar então uma trilha sonora para a canção, uma música que descreve um assunto, digamos que universal, que o medo que a maioria das pessoas tem de se apaixonar e se abrir para o amor, assim Nasceu Open All night, a última faixa do álbum Bounce, composta em parceria com Richie Sambora. Embora tenha composta a canção para seu personagem no seriado Jon logo teve que sair dele devido a gravidez de sua esposa.

A Música foi lançada em 2002 sendo conforme o confessado pelo cantor, como uma das baladas que mais gosta de cantar ao vivo, embora pouco isto faça devido a falta de popularidade da canção, porém após ver a canção pronta e lançada, Jon sentiu que ainda não chegara a ser da maneira que ele projetara, e assim decidiu mexer um pouco mais na canção, acreditou que não deveria a ser o medo de se apaixonar que deveria ser exaltado, mas a esperança de volta da pessoa amada, e assim reescreveu a canção, criado uma nova versão de Open All night, que seria na verdade a sequência da história, agora com a partida da pessoa amada, e a esperança de sua volta. A nova canção foi editada, remasterizada, porém ainda não chegou no que fora sonhado pelo letrista, que decidiu mexer novamente na canção, porém decidiu modificar também o título, “These Arms open all night” .

Jon em Ally Macbeal
A terceira canção agora seria a junção das duas primeiras, falando não apenas do medo de se apaixonar, mas também do medo da solidão, e da espera de um novo alguém vida que compreenda nossos receios e que esteja disposto a também a arriscar no jogo do amor. As duas canções foram lançadas em 2004, no boxset comemorativo de aniversário de 20 anos da Banda 100.000.000 Bon Jovi Fans Can't Be Wrong, onde canção inéditas  e secretas da banda foram apresentadas ao público, canções que por diversos motivos não foram antes mostradas, o box contou com 4 cds, um documentário e ainda um pequeno songbook onde Jon explica aos fãs a história de algumas músicas colocadas naquele trabalho e justificando o motivo de não lança-las anteriormente, também foi realizado um show comemorativo, realizado no Hotel Borgata no mesmo ano onde canções foram apresentada em formato vivo, sobre  Open all night  (2) e These arms open all night ele diz:

"Amo esta faixa, amo demais mesmo, vocês sabem, procuramos mexe-la e mais até que deu certo. A razão nos colocamos então aqui, Mesmo depois de termos lançado a canção no Bounce, nos queriamos mostrar "aquela fragilidade" queria pôr tudo para fora, coisas que eu ainda queria partilhar, Mas eu gostaria de mostrar, para todos os compositores aspirantes o que é certo, tentar algo, e tentar isto mais uma vez, e novamente, até achar que deu certo."

Sim, a canção deu certo, porém pareceu ainda não agradar o cantor, que um ano depois decidiu mexer um pouco mais na canção até nascer a última filha de “open all Night”: These open Arms, que foi criada para ser lançada no álbum Have a Nice day (2005) e que por motivos não explicados, e realmente lamentado por muitos fãs que acreditavam que a canção seria “a balada do álbum” ela não foi lançada oficialmente. Alguns exemplares do álbum ainda contou com a faixa como bônus, para a alegria de alguns fãs privilegiados. A canção foi lançada oficialmente por Clay Aiken, com quem Jon teve contato na época em que participou do programa American Idol.

Versão de These Open Arms  de Clay Aiken

Fontes: 
Songbook Boxset 100.000.000 Bon Jovi Fans Can't Be Wrong
Enciclopédia Bon Jovi

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da história Re!
    Quem sabe um dia eu toco ela rsrs

    Caio Gil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Caio... Antes tarde do que nunca né... (Brinks) que bom que gostou Maestro... Obrigada mesmo pelo carinho e pelo coment...

      Excluir