segunda-feira, 6 de junho de 2011

A mania de colecionar "Bon Jovi"





Fãs têm muitas manias e costumam fazer de tudo por sua banda favorita. O Kiss por exemplo, incentiva seus fãs e tem a maior linha de "merchandising" do mundo da música, que vai de bonecos a caixões e camisinhas.

Com o Bon Jovi não é diferente. Muitos "bonjovianos" mantém coleções dos mais variados artigos da banda. O paulista Flávio Celestino é um exemplo. Considerado o maior colecionador de itens do Bon Jovi do país, sua coleção é composta por mais de 2000 itens. O Mania conversou com Flávio para saber um pouco mais sobre sua paixão pela banda e pela arte de colecionar.

Mania: Quem é o Flávio?
Flávio:Meu nome Flávio Celestino, 36 anos, sou casado e tenho dois filhos. Nasci e moro em Campinas, interior de São Paulo, sou formado em administração e trabalho em São Paulo. Sou uma cara que gosta de um bom e velho Rock n’ Roll e meu hobby é colecionar Rock n Roll, além de ir muito em shows. O Rock n’ Roll esta na minha vida!!!!!!!!!!!!!!

Mania: Há quanto tempo é fã de BJ ?
Flávio:Há 24 anos. Em 1986 conheci a banda através da música Never say Goodbye...O que aconteceu em seguida é pura história.

Mania:O que o influenciou a colecionar materiais do Bon Jovi?
Flávio:Minha paixão pelo Rock n’ Roll vem do inicio da década de 80, e o Vinil era um item essencial para quem gostava de rock n roll. Já tinha minhas bandas preferidas, mas quando Bon Jovi surgiu na minha vida comecei a perceber que o básico começou a tomar outras proporções, além do vinil, comecei a comprar K7, posters, revistas e camisetas. O grande problema nesta época era o acesso, tudo era muito restrito, importação era para poucos.

Mania:Quanto tempo faz que coleciona todo esse material?
Flávio:Faz exatos 24 anos, desde o meu primeiro vinil Slippery When Wet.

Mania: Poderia falar sobre os artigos de sua coleção?
Flávio:Minha coleção é composta por mais de 2000 itens, estre eles CDs, LPs, DVDs, VHS, LDs, Boxs, Memorabilia, Camisetas, Posters, Revistas e Bandeiras, mas toda minha dedicação está nos CDs e LPs, ambos correspondem a mais ou menos 1400 itens. Tenho itens de vários países... Por exemplo: só do CD Greatest Hits tenhos mais de 8 exemplares (Brasil, Japão, Taiwan, Argentina, EUA e Europa) considerando duplos e simples.

Mania:Em quanto tempo você conseguiu juntar uma quantidade de materiais que julgou considerável?
Flávio: Em 2006 eu julgava que minha coleção já era digna de um colecionador, em média uns 500 itens. Quando uma entrevista minha foi publicada no site Whiplash! as coisas começaram a tomar outras proporções. Comecei a ter contato com pessoas de vários países que me ofereceram raridades. E claro, hoje o E-bay ajuda muito.

Mania:Você é músico? Já fez cover da banda?
Flávio:
Toco guitarra desde o início dos anos 90 e é claro que já toquei Bon Jovi rs.

Mania:Já foi em algum show do BJ? Como foi a sensação de vê-los ao vivo?
Flávio:
Já!!! No Brasil fui em todos . 1990 - Hollywood Rock, 1993 - Tour Keep The Faith, 1995 - Tour These Days, 1997 – Destination Anywhere (Programa Livre), 2010 – The Circle Tour… A sensação é única, me recordo de todos, mas este ultimo tive a oportunidade de ficar no Backstage VIP, ANIMAL!!!!!

Mania:Como você define o Bon Jovi?
Flávio: Seja na década de 80, 90 ou no novo milênio, a banda teve e ainda tem a sua importância. Hoje o Bon Jovi é uma das melhores bandas de todos os tempos e isso pode ser comprovado por vários fatores: estão na listas da Forbes, Sold Out nos shows, venda de CDs entre outros reconhecimentos.

Mania:Já perdeu algum material da sua coleção?
Flávio:Nunca.....tudo muito bem organizado.

Mania:Qual foi o item que você teve mais dificuldade para conseguir?
Flávio:Os últimos CDs, e o Never Say Dye do Jon Bon Jovi que é uma raridade.Porém acho que falta muito pouco para eu concluir...

Mania:Tem algum artigo que você ainda procura e acha essencial para sua coleção?
Flávio: Claro! Esta faltando Cama de Rosas e Dyin’ Ain’t Much Of A Livin’.

Mania: Tem algum item que você considera mais especial? Que você tenha uma estima maior?
Flávio: O Box japonês comemorativo da Tour These Days que foi lançado em 1996. Contém CDs dourados (Bon Jovi, 7800, SWW, New Jersey, KTF, Blaze Of Glory, Stranger in This Town e um Bootleg Interview), camiseta, palhetas, e um book com discografia completa e fotos da época.
Mania:Você possui materiais de outras bandas?
Flávio:Sim!! Vários! Se considerar toda minha coleção tenho mais de 3500 itens entre CDs e DVDs. E as bandas em destaque são: Bon Jovi, Mr Big, AC/DC, Aerosmith, Poison, Guns n’ Roses, Skid Row, Whitesnake, Kiss, Metallica, Iron Maiden, Cinderella, Motley Crue, Richie Kotzen, Black Sabbath, Ratt, Tesla e muitas outras.

Mania:Quais são seus meios e contatos para adquirir todo esse material?
Flávio; Hoje tenho muito contato com lojas na Europa e Japão, e claro o E-bay ainda é um bom lugar para achar raridades.

Mania:Participa de algum clube de troca?
Flávio: Nunca participei.

Mania: Qual o conselho que você daria para novos colecionadores?
Flávio: Para aqueles que estão começando a colecionar itens do Bon Jovi aconselho que tenham dedicação e muita paciência. Hoje com a facilidade da internet, tem muita coisa e com acesso fácil, porém muitas vezes você vai se deparar com raridades com um custo alto. Mas posso garantir que a sensação de um colecionador quando encontra aquele item que tanto procura é indescritível...VALE MUITO A PENA!!!!

Agradeço em especial ao Mania Bonjoviana pela oportunidade de abrir espaço para esta entrevista e poder compartilhar com os fãs do BON JOVI um pouco da minha história. Um grande abraço a todos!!!






Veja também a entrevista concedida por Flávio no Site Wiplash em 2007
Saiba mais sobre a coleção de Flávio acessando o Blog do colecionador.

2 comentários:

  1. Gostaria de vender meu ingresso ( usado) do Bon Jovi show no estádio do pacaembu no dia 15 /11/93 .
    Mas gostaria de ter uma dica de alguem que entende do assunto.

    ResponderExcluir