segunda-feira, 11 de julho de 2011

Richie Sambora, um garoto de 52 anos


Por Camila Diniz

Um dos maiores guitarristas de todos os tempos completa hoje 52 anos. Richard Stephen Sambora nasceu no dia 11 de Julho de 1959 em Perth Amboy, New Jersey. Filho único do italiano Adam C. Sambora e da polonesa Joan Sienila, ambos  bailarinos profissionais.

Richie percebeu seu interesse pela música aos 14 anos, quando aprendeu a tocar guitarra, influenciado por grandes nomes da música como Eric Clapton, Jimi Hendrix, Beatles, Jeff Beck, Andy Taylor, Stevie Ray Vaughan, Johnny Winter e Jimmy Page. Aos quinze anos, já tinha formado suas primeiras bandas de colégio como Horizon e Level.

Ao longo do tempo, Richie tornou-se multi-instrumentista, pois além da guitarra também toca violão, bandolim, baixo, bateria, saxofone, trompete, sítara, flauta, piano e acordeon. O talento como compositor também surgiu na adolescência. A música "The Answer", do álbum Stranger in this Town", por exemplo, foi escrita quando Richie tinha apenas 19 anos.

Sambora cursou faculdade de psicologia por dois anos, e conciliava os estudos com a participação em festivais de bandas de garagem na universidade, e apresentações em clubes locais. Antes de chegar ao Bon Jovi, chegou a participar de um teste para tocar no KISS, mas, não assumiu o posto, pois a banda não atendia suas expectativas como músico. Entrou no Bon Jovi em 1983, depois de várias conversas com Jon. Richie costumava ir aos shows da banda, e afirmar que a música era boa, mas o guitarrista (na época Dave Sabo) poderia ser melhor. Após tanta "autopropaganda", Jon resolveu dar uma chance a Sambora. O resto da história todo mundo conhece...


Richie nunca teve muita sorte na vida pessoal,  apesar do sucesso com as mulheres. O próprio Jon brinca que se pudesse escolher, na outra vida ele gostaria de ser Richie. Com relacionamentos repletos de altos e baixos, Richie começou um tumultuado romance com a cantora Cher em 1989. O relacionamento acabou em 1993. Um ano depois, em 15 de dezembro de 1994, Richie se casou com a atriz Heather Locklear, com quem teve sua filha, Ava Elizabeth Sambora (nascida em 04 de outubro de 1997) o maior orgulho de Richie.

Em fevereiro de 2005, Richie se divorciou de Heather, no início da turnê Have nice day. Foi um período muito difícil para Sambora, que o deixou mais vulnerável ao vício em bebidas alcoólicas.  Em junho de 2006, mais um trauma na vida do guitarrista: seu pai, Adam Sambora, na época com 69 anos, foi diagnosticado com câncer no pulmão. Em abril de 2007, veio a falecer. Naquele ano Richie teve diversos problemas de saúde e se internou em uma clínica de reabilitação.

O documentário “When we were beautiful” traz uma série de entrevistas sobre esse momento da vida de Sambora. Ele conta sempre emocionado, a importância de Jon e de seus outros companheiros na sua recuperação. “É uma honra ser o braço direito e amigo de Jon, eu estava no fundo do poço, e ele estava sempre lá, com a mão estendida, tentando me levantar."

Outras paixões

Richie é conhecido pela sua paixão pelas guitarras. Atualmente ele possui mais de 200 exemplares guitarras elétricas, duplas e triplas. Ele também é conhecido por utilizar uma grande variedade de equipamentos durante toda sua carreira, chegando a levar uma média de 15 instrumentos em cada show.

Sua devoção aos instrumentos é sempre motivo de comentários entre as pessoas próximas. Sua ex-mulher já afirmou ter ciúmes da coleção e Richie, divertido como sempre, respondeu que, se ela quisesse, poderia tocá-la como um violão."  Já Jim Brady, rodie de Sambora na turnê New Jersey, contou em entrevista que certa vez foi até o aeroporto buscar algumas guitarras de Richie mas não encontrou nada entre as bagagens do vôo. Mal sabia ele que os instrumentos tinham voado na primeira classe, acomodadas nas poltronas.


Outra paixão de Richie são os chapéus. O gosto pelo acessório surgiu quando Richie trabalhava como empilhador em uma fábrica e passava o dia provando todos os modelos. Hoje em dia, o chapéu é marca registrada de Sambora.

Richie e os fãs

Richie é um dos mais divertidos da banda. Adora dar entrevistas e é um dos que mais gosta de conversar. Com os fãs, Sambora costuma ser muito simpático, e não há nenhum registro que afirme que Richie se recusou a atender alguém.

Sambora acredita que os fãs são o espelho da banda, uma parte essencial. Para ele não importa o que faça ou quanto ganhe, o importante é que os seus fãs estejam lá. Richie ainda costuma dizer que o rock é um esporte de contato. Por isso o show é o momento mais importante na relação entre o músico e o fã.

Depois de mais de meio século de vida, Sambora ainda é um garoto, que toca sem pretensão e está ali de corpo e alma para fazer o público, seja de 50 ou 50 mil pessoas, feliz. É humano como nós, passa por momentos difíceis e sofre, mas encontra força nos amigos e nos milhares de admiradores que tem e retorna buscando sempre o melhor. É Rei, quando influencia vários jovens a seguir seus passos como músico. É Deus, quando está no palco com sua guitarra  levando milhões de pessoas a delirar com ele.

Parabéns Sambora! Que você continue sendo parte dessa história incrível chamada Bon Jovi, que todo dia traz alegria a seus fãs.

Fonte de informação: Richie Sambora Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário